28 de Agosto é o Dia do Voluntariado. E você, já ajudou alguém hoje?
O dia 28 de agosto é marcado por ser o Dia Nacional do Voluntariado. Mais do que uma celebração, o dia é um chamamento à ação de toda a sociedade, principalmente em momentos de grandes desafios à solidariedade e à empatia humanas.
Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente existem cerca 1 bilhão de pessoas no mundo que oferecem tempo, habilidade ou experiência para a melhoria das condições em suas comunidades. Delas, sete em cada dez o fazem de maneira informal, sem ligações com organizações ou empresas.
No Brasil, o número de voluntários chega a 57 milhões de pessoas, conforme pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), em 2022. Ainda conforme este estudo, se comparado a última década, houve aumento 32% de voluntários no país. E o tempo dedicado ao voluntariado também cresceu, passando de 5 horas mensais para 18 horas mensais. Quando associada a uma organização empresarial, o tempo dedicado ao voluntariado é ainda maior, chegando a 21,5 horas por mês.
Esse crescimento dedicado ao outro também é visto sob a ótica internacional. Segundo o “Ranking da Solidariedade”, desenvolvido pela Charities Aid Foundation, o Brasil passou do 54º para o 18º lugar, em uma lista que conta com 119 países. Essa expansão mostra uma consolidação da cultura do voluntariado.
Para fazer a diferença
Em julho de 2023, o Instituto MRD completou um ano de atividades, colecionando momentos de transformação social. Nestes 365 dias, o Instituto MRD recebeu em sua sede mais de 350 crianças e adolescentes que buscaram, na casa mais colorida de Belo Horizonte, acolhimento e amor.
Além disso, atingimos a marca de 50 voluntários, mais de 40 comunidades diretamente impactadas e mais de 50 projetos desenvolvidos.
E justamente para provar que cada atitude feita dentro do Instituto MRD (e, por que não, no mundo) fez a diferença na vida das pessoas é que reunimos alguns voluntários, que doaram seu tempo e seu talento, para falar sobre a importância do voluntariado em suas vidas.
“Quando você se torna voluntário é muito mais sério do que um trabalho remunerado, pois é o mesmo que você dizer ‘estou disposto a fazer parte do processo de transformação’. O Instituto promove exatamente isso: transformação!”, Marcos Macedo é Diretor Executivo do Instituto MRD
“Eu tenho um imenso prazer em ajudar as pessoas e, claro, construir e nutrir este relacionamento com crianças e adolescentes é fundamental. Considero que uma oportunidade como esta nos permite estimular e promover o interesse desses jovens em se aproximarem mais da educação, da arte, do esporte e da capacitação profissional para alcançarem um futuro melhor. Como voluntário, tento fazer a minha parte para que as crianças possam ser as verdadeiras protagonistas das mudanças que desejam ver no mundo!”. Alfeu Wartully é Diretor de Marketing e TI da MRD e voluntário no Instituto MRD.
"Esse tipo de iniciativa pode mudar a vida de uma criança. Estarei sempre disposta a participar e contribuir com projetos como este do instituto MRD." Jade Porto é nutricionista e voluntária no Instituto MRD
No Instituto MRD você pode se voluntariar para realizar ações pontuais ou rotineiras, tudo conforme seu tempo. Ver a transformação acontecer e saber que você fará a diferença no futuro de outras pessoas faz muito bem ao coração.
Gostou? Quer sentir esse quentinho no coração? Para ser voluntário no Instituto MRD entre em contato pelo telefone (31) 9 9951-1778 e informe sobre como você pode fazer parte da transformação.
Estamos te esperando =)